A MACS é uma empresa independente de consultoria internacional que atua na área de financiamento de projetos de infraestrutura para sistemas de abastecimento de água, saneamento, eficiência energética e energia renovável. Nossos projetos abrangem Europa Central e Sudeste da Europa, América Latina, Ásia Central e Oriente Médio. Para as atividades na América Latina, foi criada a MACS do Brasil Ltda.
A MACS Brasil Ltda. foi fundada em setembro de 2013 com o intuito de contribuir para a sustentabilidade dos investimentos feitos em infraestruturas de água e esgotamento sanitário em localidades de pequeno porte.
A estratégia é combinar a expertise dos técnicos internacionais da MACS Alemanha (sócia da MACS do Brasil) com a experiência e a vivência dos técnicos brasileiros no setor de saneamento. A sede da MACS do Brasil fica na cidade de Fortaleza, Ceará.
Nos anos de 2014 e 2015, a MACS do Brasil foi contratada diretamente pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Acaraú-Coreaú (SISAR BAC) e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia do Rio Parnaíba (SISAR BPA) para realizar a implantação dos documentos que formam o Arcabouço Jurídico Legal do Modelo SISAR no estado Ceará. O objetivo principal dessa ação foi de institucionalizar a relação entre Município, Associações Comunitárias e SISAR no âmbito da Lei Federal no 11.445 de 2007.
Em 2016, a MACS prestou serviços de assistência técnica (TA) ao SISAR BAC envolvendo : a) apoio institucional ao Conselho de Administração; b) análise de sistemas de água existentes para futura filiação ao SISAR BAC incluindo proposta de melhorias técnicas e orçamento; c) proposta de mecanismos de financiamento para adequação e filiação de novos sistemas de água ao SISAR BAC.
Em 2017, a MACS do Brasil assinou contrato com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco para desenvolver ações no âmbito do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco (PSHPE). O objetivo principal do contrato de consultoria é identificar comunidades rurais em todas as regiões do Estado de Pernambuco, com população entre 30 e 1.000 famílias, indicando tipologias empregadas, assim como as formas de gestão utilizadas para, a partir dessas informações, elaborar propostas de modelos de gestão para os serviços de saneamento rural no Estado de Pernambuco.
A MACS do Brasil foi a líder do Consórcio vencedor que também contou com a participação da MACS GmbH (Alemanha) e do Aguaconsult (Inglaterra).
Em 2021, a MACS do Brasil foi contratada pelo BID para fazer um Estudo de Concepção e Definição de Critérios para Alternativas Tecnológicas Apropriadas do Serviço Público de Esgotamento Sanitário individuais e/ou coletivas, em áreas de baixa densidade demográfica no estado da Bahia.
Em 2022, tendo em vista o sucesso do contrato na Bahia, a MACS foi convidada novamente pelo BID para participar de um planejamento de um novo Programa no estado do Piauí. Nesse novo contrato, a MACS do Brasil apoiou a elaboração dos documentos necessários para a aprovação do Projeto Piauí Sustentável e Inclusivo pela Diretoria do BID.